Capitólio, MG: saiba mais

Capitólio, MG, é um dos lugares mais bonitos do estado. Conhecida como o “mar de Minas”, esse charmoso destino turístico atrai visitantes de todas as partes do Brasil para se refrescarem em suas águas esverdeadas e límpidas.

Você vai se encantar pelo imenso Lago de Furnas, onde as pessoas se divertem nadando e em passeios de barco.

As pousadas e hotéis da região também são impecáveis, e você poderá repor as energias em lugares incríveis!

Outra atividade interessante é observar a topografia da região! Existem mirantes espalhados pela cidade que proporcionam uma bela vista dos cânions mineiros.

Capitólio, MG: descubra as belezas naturais da cidade!

Minas Gerais é um dos destinos mais acolhedores do Brasil.

Sempre foi conhecido como um estado de riquezas minerais, cidades históricas bem preservadas e culinária excepcional, mas um de seus maiores tesouros são suas belezas naturais!

O lugar onde fica Capitólio resume bem essa parte de Minas, com montanhas cobertas por vegetação e cachoeiras espalhadas por seu território.

A vista dos cânions é de tirar o fôlego, e o cerrado, vegetação típica da região, é a casa de animais como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Capitólio, MG, é um local de alto padrão, muito bem estruturado para receber turistas do mundo todo.

Onde fica a cidade de Capitólio?

Chegou a hora de conhecer mais sobre Capitólio, onde fica e outras informações importantes sobre a posição geográfica da cidade.

Localizada a 282 km a sudoeste de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, o município está em uma região muito privilegiada quando o assunto é belezas naturais: fica entre o Parque Estadual da Serra da Canastra e o Lago de Furnas.

Saindo de Ribeirão Preto, São Paulo, onde fica o aeroporto mais acessível, são aproximadamente 238 km de distância, que são facilmente percorridos em cerca de 3h30.

Capitólio, MG: quando ir?

A boa notícia é que Capitólio, MG, pode ser visitada durante todo o ano, mas atenção!

Trata-se de um destino turístico muito disputado aos finais de semana e principalmente em feriados festivos como carnaval e réveillon.

De abril a setembro dificilmente tem chuva, enquanto dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos.

Julho e dezembro, entretanto, são períodos de férias escolares, e isso significa que as reservas ficam mais disputadas, e os preços mais altos, assim como em qualquer feriado prolongado. Nessas ocasiões, a cidade recebe grandes shows, festas e baladas.

Passeios em Capitólio

Está na hora de te contar as melhores dicas de lugares e passeios incríveis para você e sua família!

São opções que possibilitam contato com a natureza, por isso, prepare seu equipamento de trilha e roupas de banho!

Lago de Furnas

Com aproximadamente 1440 km² de área, o Lago de Furnas é o principal atrativo turístico da região de Capitólio, MG.

Os barcos e lanchas passeiam pelas águas percorrendo as maravilhas naturais que estão em volta.

O local é cercado por vegetação e existem vários mirantes e pontos de observação dos cânions.

Certamente, quando fizer sua viagem para Capitólio, MG, um dos primeiros passeios que vai querer fazer é no Lago de Furnas.

Os barcos partem de Escarpas do Lago, um bairro de alto padrão localizado às margens do lago, na MG-050. Em Escarpas o fluxo de turistas costuma ser menor, sendo uma boa opção de lugar para ficar.

Parque do Mirante dos Canyons

Cartão-postal mais famoso de Capitólio, MG, o Mirante dos Cânions fica às margens da rodovia MG-050 e é de fácil acesso.

É possível observar os enormes paredões e o curso d’água abaixo a partir de diversos pontos. Além disso, leve suas roupas de banho porque há uma deliciosa queda d’água para quem quiser se refrescar.

Existe um estacionamento nas proximidades, e a trilha para chegar ao local é pequena e muito fácil de ser percorrida.

Não há cobrança de entrada para acessar o Parque do Mirante dos Cânions.

Trilha do Sol

O Parque Trilha do Sol é um complexo turístico e ambiental com diversas atrações para os visitantes. Para quem busca um ambiente de paz e tranquilidade, a Trilha do Sol oferece mais do que isso.

Tem uma deliciosa piscina, restaurante especializado em comida mineira e um redário, onde é possível descansar após o almoço ou depois de conhecer as cachoeiras localizadas nas proximidades.

A trilha de aproximadamente 4 km fica em pleno cerrado mineiro, em Capitólio, MG, mas é necessário um bom condicionamento físico para percorrê-la.

O caminho é bem sinalizado, não há necessidade de grandes esforços, apenas em um pequeno trecho molhado de 80 metros, com aproximadamente 40 cm de altura.

O passeio pela Trilha do Sol deve ser feito em um dia inteiro. Dessa forma dá para aproveitar tanto as belezas naturais do parque quanto as delícias do restaurante e a estrutura de lazer do local.

Paraíso Perdido

Trata-se do maior e mais belo complexo de cachoeiras do Lago de Furnas e do Parque da Serra da Canastra. São quedas d’água, paredões, cânions, piscinas naturais, poços, grutas e caminhos de pedra.

O Paraíso Perdido também tem uma área de camping para relaxar com a família e chalezinhos para alugar.

Day Use custa R$ 40 por pessoa e há opções noturnas de utilização da estrutura turística do local.

Retiro dos Vikings

O acesso ao Retiro dos Vikings é pela MG-050, mas é necessário percorrer um trecho de estrada de terra que pode ser um pouco complicado.

O Retiro dos Vikings é um complexo de cachoeiras que vai te deixar sem fôlego com suas lindas paisagens.

Menos de 3 km separam o acesso do local e a última cachoeira do complexo. Comece a caminhada pelo mirante e de lá siga para a Cachoeira do Trovão, a mais alta e com uma vista da área que impressiona até os turistas mais experientes.

Depois, é só seguir pela trilha e chegar às outras cachoeiras, ainda mais bonitas que a primeira.

Há cobrança de ingresso, mas crianças até 10 anos não precisam pagar.

Poço Dourado

Trata-se de uma cachoeira com estrutura completa: bar e restaurante, banheiros, estacionamento, redário e piscina natural, mas atenção! Em caso de chuva a cachoeira não deve ser acessada, ok?

Existe uma cachoeira com esse mesmo nome na Trilha do Sol, mas estamos nos referindo ao conjunto de cachoeiras com acesso pela MG-050, no mesmo sentido do rio da Cachoeira Dicadinha.

Morro do Chapéu

Localizado a 12 km de distância, o Morro do Chapéu é o ponto mais alto do lugar onde fica a cidade de Capitólio, com aproximadamente 1.293 metros de altura.

Do topo do morro, é possível avistar, além de Capitólio, MG, Guapé, Piumhi, São José da Barra, Alpinópolis, e parte do Lago de Furnas.

No caminho para chegar ao ponto mais alto, você vai reparar como é diversa a fauna e flora locais. Além disso, é permitido acampar no local.

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.