
Aerial view of the island 'Pulau Padar' at the famous Komodo National Park in Indonesia. Komodo is world wide famous for the beautiful underwater life, the diving sites and the Komodo dragon. Secluded white sand beaches also spot the islands of the archipelago.
As pessoas raramente sabem onde fica a ilha de Komodo, mas é muito comum que já tenham ouvido falar sobre o seu mais ilustre habitante, o dragão de komodo.
Por conta da busca por registros do animal, muitos turistas acabam deixando de observar como pode ser interessante fazer um passeio pela região.
Onde fica a ilha de Komodo: dicas e curiosidades sobre o destino!
Quer saber onde fica a Ilha de Komodo e conhecer esse território tão pouco explorado turisticamente? Então, prepare-se para visitar um lugar incrível, acessível apenas de barco, e repleto de natureza selvagem!
Para chegar no Parque Nacional de Komodo, você terá que viajar até Labuan Bajo, e de lá pegar uma embarcação.
Você terá a chance de mergulhar em águas transparentes e até de dormir em alto mar, se quiser.
O mais indicado é fechar o pacote turístico com semanas, ou até meses, de antecedência, para pagar um valor mais em conta e garantir um lugar junto a uma empresa confiável.
Onde fica a ilha de Komodo?
Ficou com curiosidade para saber onde fica localizada a ilha de Komodo?
A ilha pertence à Indonésia e está ao leste da província de Nusa Tenggara Timur, na chamada Sonda Oriental.
São aproximadamente duas horas de viagem entre Labuan Bajo e o lugar onde vivem os dragões.
Quando visitar a ilha de Komodo?
Entre janeiro e março chove bastante na ilha, por isso, evite essa época. O mês de julho é a alta temporada, com tempo firme e as visitas ao parque mais disputadas.
Por isso, recomendamos os meses de abril e junho, e setembro e novembro para assegurar um clima mais seco, já que faz calor o ano inteiro no local.
O que fazer em Komodo?
Komodo é perfeita para quem gosta de destinos que oferecem contato com a natureza e praias incríveis.
Você vai se encantar pelas paisagens das ilhas, pelo seu litoral com areia rosa, seus pontos de mergulho, e é claro, suas trilhas para encontrar os famosos dragões de komodo.
Labuan Bajo
Labuan Bajo fica no extremo oeste da ilha de Sonda Oriental.
É um pequeno vilarejo de pescadores, e é ali o ponto de partida para os passeios nas ilhas do Parque Nacional de Komodo.
As montanhas do lugar são impressionantes e muitos turistas têm preferido passar alguns dias no vilarejo. Apesar de pequena, a cidade tem tudo que o turista precisa.
Existem restaurantes de cozinhas internacionais, como o Made in Italy, que fica no centro, o Kisik Grill, de frutos do mar, e o Unique Bar, localizado na cobertura de um hotel.
Além disso, mesmo nas áreas mais remotas e rurais, Labuan Bajo é um local seguro. Perfeito para passeios em família.
Komodo Island
Trata-se da principal ilha do arquipélago e lar dos dragões. Atualmente, existem cerca de 1.383 animais na natureza, o que recorrentemente faz o governo subir as taxas de visitação do e limitar o número de turistas no local.
Apesar de ser famosa por ser um dos únicos lugares do mundo a abrigar o dragão, a ilha é habitada.
A maioria da população pratica o islamismo, o cristianismo, o sikhismo, o hinduísmo e o budismo.
Rinca Island
Chegando na ilha de Rinca, o turista pode escolher entre 3 trajetos para percorrer: um curto, um médio e um mais longo.
Os dragões são facilmente avistados nesta ilha, e não são os únicos moradores: veados, macacos e várias aves também podem ser avistadas vivendo livremente por lá.
Recentemente, um parque temático começou a ser construído na ilha para ajudar na manutenção das espécies da reserva.
Mesmo com a polêmica, o governo justificou que era necessário para alavancar o turismo na região.
Padar Island
A ilha de Padar também é um santuário dos dragões de komodo, mas para chegar ao fim da trilha, vai precisar de fôlego, viu?
A subida é feita em aproximadamente meia hora, mas a vista vale muito a pena.
De cima das rochas é possível avistar o mar dos dois lados da ilha e o terreno acidentado do local, coberto por vegetação contrastada com a pedra bruta.
A ilha também tem pequenas praias e baías, além de muitos lugares para a prática de mergulho com cilindro ou snorkel.
Mergulho
Caso você não saiba, a região onde fica a ilha de Komodo é considerada um dos destinos mais procurados para fazer mergulho contemplativo.
Localizado no Triângulo dos Corais, as águas límpidas do Pacífico Sul são perfeitas para visualizar a fauna multicolorida.
Trata-se da região com maior densidade de fauna marinha, então os mergulhadores podem ver tartarugas, arraias-manta, crustáceos, tubarões e peixes de todos os tamanhos e cores.
É necessário prestar atenção às correntes, mas, no geral, as águas são mornas.
Existem diversas modalidades de mergulho. A “drift”, que consiste em ser deixado em um ponto para depois ser pego em outro lugar, é uma boa ideia, já que utiliza a força das correntes para “transportar” os mergulhadores.
Não se esqueça de conferir o equipamento, preste atenção às orientações dos instrutores e nunca perca de vista o guia de mergulho, ele pode dar algum comando de emergência a qualquer momento.
Conhecer as praias de areia rosa
Apesar de raríssimas, são facilmente avistadas no lugar onde fica a Ilha de Komodo.
Essa cor é o resultado da intensa presença de corais avermelhados nesta região. Isso faz com as partículas sólidas que se desprendem deles se misturem a areia dando a tonalidade rosa para a praia.
O pôr do sol na praia de Areia Rosa de Komodo é simplesmente perfeito, e raro: apenas Grécia, Bahamas, Bali, Estados Unidos e Filipinas possuem praias com areias rosas.
O contraste com o mar azul forma um cenário bem romântico, e você, com certeza, vai fazer fotos incríveis!
Observar os morcegos gigantes
Próximo a ilha Kalong, que não é aberta à visitação, muitos barcos de turistas fazem uma parada estratégica para observar o pôr do sol e a revoada dos morcegos gigantes.
Esse tipo de morcego vive apenas em alguns lugares do sudeste asiático, da Austrália e de Madagascar.
Por isso, observar o seu comportamento é um privilégio, e você não precisa pagar nada a mais, basta negociar a parada com o barqueiro.
Dragão de Komodo: curiosidades
Aqui vão algumas curiosidades super legais sobre os habitantes mais ilustres do lugar onde fica a ilha de Komodo!
Embora esse animal saia do ovo com apenas 25 centímetros, em sua fase adulta pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e pesar 150 kg.
O segredo da caça do dragão de komodo está em sua robustez, capacidade de percorrer longos caminhos, velocidade e um faro muito apurado.
Além disso, a boca do maior lagarto do mundo é repleta de bactérias, o que o auxilia bastante na hora de caçar.
Acontece que se ele morder as pernas de uma presa, mesmo que não a alcance na corrida, a ferida infecciona e rapidamente abate o animal.
Depois, o trabalho do dragão é encontrar o lugar onde o bicho pereceu e se alimentar.
Antes de ficarem adultos, eles vivem em árvores e comem insetos, mas conforme adquirem tamanho e peso, necessitam de uma dieta mais nutritiva e precisam caçar presas maiores.
E, um último fator que colabora para que esse animal seja um caçador tão eficiente é que, além da bactéria que vive em sua boca, é dotado de peçonha, que age diminuindo a pressão e coagulando o sangue.
Eles habitam somente algumas ilhas que formam o Parque Nacional de Komodo, como a ilha homônima e Rinca. Incrível, você não acha?
Boa viagem!