
A Islândia é um país nórdico insular europeu e seu norte está localizado no Círculo Polar Ártico. Com cerca de 320.000 habitantes, sendo que mais de dois terços vivem em Reykjavík e região, sua extensão territorial é de 103.000 km², ou seja, um pouco maior que Vitória, no Espírito Santo.
Famoso pelas aventuras de Julio Verne, a música da Bjork, ou por seus vulcões, sendo o mais famoso o impronunciável Eyjafjallajökull (E15 para os íntimos), que na sua última erupção em 2010 parou o tráfego aéreo europeu.
O destino também foi local de gravação de vários filmes e séries:
– 007: Um novo dia para morrer.
– Oblivion.
– Noé.
– Games of Thrones.
É em uma região selvagem, rica em lendas, como a existência de elfos, seres místicos que moram em fendas de rochas, de vulcões ativos, campos de lava e de paisagens dramáticas que nossa experiência aconteceu.
Onde fica a Islândia?
Esse paraíso de aventuras fica na Europa, no Atlântico Norte, e é o menor do mundo! Localizada entre Groenlândia e Noruega, a Islândia é a segunda maior ilha do continente europeu e é muito preservada.
A ilha tem formação vulcânica. São dezenas e dezenas de vulcões, tanto que se torna fácil encontrar nascentes de águas quentes, além de um solo estéril e bastante seco.
Qual a cultura da Islândia?
Muitas dificuldades econômicas e isolamento numa ilha pequena. Essa foi a realidade da Islândia durante muitos e muitos anos!
Uma das riquezas culturais que o país cultiva e considera sagrada são os laços familiares.
Habitada por poucas pessoas, cerca de 340 mil habitantes, a Islândia possui um povo de opinião forte e confiante que já precisou superar muitas dificuldades.
Os jovens islandeses sempre tocam em uma banda e gostam de rock’n’roll. Muitos tiveram que deixar o país em busca de outras oportunidades, mas o sentimento de patriotismo permanece!
Os islandeses gostam de receber bem os turistas e são ótimos anfitriões. Se você for visitar a casa de um islandês tire os sapatos antes de entrar leve uma boa bebida de presente para o anfitrião.
A televisão na Islândia transmite apenas três canais estatais e os jornais são impressos totalmente no idioma islandês.
No caso da TV, os programas americanos são transmitidos na versão original com legendas em inglês.
Qual a língua que se fala na Islândia?
Comunicar-se no país não é nada fácil, mas também não é impossível. A língua oficial da Islândia é o islandês, que surgiu do idioma nórdico antigo, que se falava na Noruega.
O idioma tem suas particularidades e é difícil de ser pronunciado por ter muitas letras e, às vezes, poucas vogais.
Em 2010, o mundo pôde perceber de perto a originalidade do idioma irlandês, quando o vulcão Eyjafjallajokull entrou em erupção e suas cinzas tomaram conta do céu da Europa.
Pronunciar o nome do vulcão era um desafio para jornalistas e apresentadores durante os noticiários!
Turismo na Islândia
Certamente, esse pequeno país é imenso em belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego! Já imaginou ver uma das mais lindas auroras boreais do mundo? Na Islândia você terá essa oportunidade.
Os vulcões em atividade permitem que sua lava se petrifique em alguns pontos e isso se torna muito interessante de ser visto.
Mergulhar nas águas termais, percorrer alguns trechos das montanhas geladas e até esquiar são algumas das atividades turísticas para se fazer nas terras islandesas.
O país é riquíssimo em turismo e vem se destacando como um dos destinos de viagem mais procurados nos últimos anos.
Inclusive entre os viajantes que montam roteiro de viagem na Islândia buscando pelo turismo de aventura.
Como é o clima na Islândia?
Você já deve ter ouvido falar que a Islândia é um dos países mais gelados do mundo! Mas calma. Ele é um país muito frio, com temperaturas abaixo de zero, mas também tem dias mais quentes.
O clima islandês é subpolar e a temperatura na Islândia varia da mais baixa entre novembro e março e a mais alta de abril a outubro. Os dias são curtos e o céu é encoberto por um bom período do ano.
Qual a melhor época para viajar para a Islândia?
Em qualquer época do ano sua viagem para Islândia será sensacional e você viverá momentos incríveis. A única decisão é saber exatamente o que você espera da Islândia e suas atrações.
Se sua maior vontade é assistir aos espetáculos das auroras boreais, a melhor época para viajar para a Islândia é o inverno.
Também será nos dias frios que haverá paisagens magníficas cobertas de neve e fascinantes lagos congelados!
Se sua viagem for para apreciar cachoeiras enormes com quedas d’água volumosas, percorrer trilhas incríveis e ver o famoso sol da meia-noite, escolha o verão para ir!
O período de veraneio é propício para atividades ao ar livre, já que temperatura na Islândia também está mais agradável.
Documentação necessária, visto e vacinas
Para entrar na Islândia não é exigida nenhuma vacina. Mas é obrigatório comprovar renda suficiente para o tempo em que você ficará no país e também onde você ficará hospedado.
O passaporte tem que ter validade de, pelo menos, seis meses, e não é preciso ter visto se sua viagem for durar até 90 dias. Porém, é necessário apresentar passagem aérea de ida e volta.
O seguro viagem também é obrigatório, com uma cobertura mínima de 30 mil euros, para o turista entrar na Islândia.
Sem a contração dele, nada feito. A viagem sequer terá início. Até porque, praticamente toda a Europa exige o seguro viagem do turista.
Câmbio: qual a moeda usada na Islândia
Esqueça o dólar e o euro. Na Islândia a moeda é a coroa islandesa e dificilmente vão aceitar algum pagamento em euro. Você pode até arriscar, mas tenha uma segunda opção disponível.
A solução é fazer os pagamentos com cartão de crédito internacional ou trocar seus euros nas casas de câmbio islandesas, na capital Reykjavík, que tem taxas mais econômicas.
Principais cidades da Islândia
Um país pequeno e fácil de ser visitado numa viagem curta. Vamos listar para você as principais cidades da Islândia para visitar.
Elas são surpreendentes, encantadoras e oferecem as mais diversas atrações turísticas. Serão paisagens, aventuras e muitas curiosidades para viver em sua viagem para Islândia.
1. Reykjavik
Linda e com telhados coloridos, essa é a capital da Islândia e também a maior cidade do país. tem um clima interiorano, embora seja uma capital.
Reykjavik é tão linda e detalhista que você raramente verá outra cidade igual a esta em toda a Europa.
Um dos pontos de visita incrível é a igreja luterana Hallgrímskirkja. De arquitetura deslumbrante, ela fica no alto e se você subir ao topo dela terá uma visão esplêndida de toda Reykjavik.
Na capital islandesa ainda há um centro de convenções espetacular chamado Harpa que precisa estar no seu roteiro de viagem para Islândia.
As formas geométricas desse lugar lembram o basalto, uma rocha muito comum na Islândia.
2. Kópavogur
Gosta de caminhar, apreciar belas paisagens, passar algumas horinhas numa charmosa cafeteria e ter o melhor posicionamento para contemplar a aurora boreal?
A cidade de Kópavogur é perfeita para esses passeios. Nela, o verão é curto, porém ameno. O inverno é bem longo e com ventos fortes. Para conhecer Kópavogur prefira os meses de julho e agosto.
3. Hafnarfjordur
A cidade fica na região sudoeste do país e é pequena, com aproximadamente 30 mil habitantes.
A cidade também é conhecida pelo seu time de futebol Fimleikafélag Hafnarfjordur, que atualmente faz parte dos principais times do campeonato islandês.
Uma das grandes atrações da cidade é contemplar a aurora boreal, que é espetacular! Há até fotógrafos especializados nesse tipo de fotografia.
Eles oferecem mini excursões para os pontos mais propícios de se avistar esse fenômeno natural.
4. Akureyri
Pense num jardim botânico muito bem cuidado e lindo! Assim é a cidade de Akureyri, no Norte da Islândia.
Ela ficou no meio do percurso de muitos trajetos. São poucos os que não passam por pela igreja. Do topo da sua escadaria é possível apreciá-la com calma.
A entrada no jardim botânico é gratuita e, se você tiver sorte, poderá chegar na época das floradas e ver de perto a beleza rara de algumas plantas e flores do Ártico.
Aproveite e conheça o café da cantora Björk. Sensacional!
5. Reykjanesbaer
É uma cidade à beira-mar que apresenta as belezas naturais da Islândia aos que chegam.
E não é só do mar que o turismo em Reykjanesbaer vive. Quem gosta de rock’n’roll será surpreendido com o Museu do Rock ‘n’ roll.
Nele é possível conhecer a história de muitas bandas do país. As principais delas são Bjork e Sugarcubes. Vale a pena dedicar algumas horas ou um único dia da sua viagem à Islândia para ficar em Reykjanesbaer.
Atrações imperdíveis na Islândia
Lago Myvatn
Myvatn é considerada a região mais linda da Islândia! Ela fica em torno do lago Myvatn, que também é uma dos lugares onde mais se tem vulcão em atividade.
O lago Myvatn esconde pseudo-crateras vulcânicas onde os turistas gostam de praticar o trekking. Outros gostam de subir nessas crateras e contemplar a paisagem que se forma no alto.
Um dos fatos interessantes do lago Myvatn é que sua área foi utilizada pelos astronautas como base para seus treinamentos antes de irem à lua.
Lagoa Azul
Praticamente um spa de águas termais, situado num campo de lavas vulcânicas, onde muitos acreditam ter propriedades medicinais.
A Lagoa Azul fica próxima à capital islandesa, Reykjavik, cerca de 40 minutos.
A água do mar, que dá origem à Lagoa Azul, atinge temperaturas de 38º, sendo possível nadar e se banhar em meio à fumaça que sai da água.
Para ter acesso à Lagoa Azul é preciso pagar ingresso. O preço oscila conforme a época do ano.
Aurora Boreal
Na Islândia, em qualquer lugar que você estiver, será possível ver a aurora boreal. Elas formam um show de cores no céu que encanta até quem já está acostumado com esse fenômeno da natureza.
Essa dança de cores no céu acontece graças ao encontro da alta atmosfera com os ventos solares e deixa o céu pintado de cores magníficas que o tornam tão mais belo do que já é.
Landmannalaugar
Considerada a menina dos olhos da Islândia, Landmannalaugar proporciona deslumbrantes paisagens de cachoeiras e lagos. O lugar tem fontes de águas termais para quem quer banhar-se.
Landmannalaugar fica no sul da Islândia, numa região de termas com águas quentes, que brotam do solo junto à ribeira que tem água fria.
Uma sensação maravilhosa e você escolhe em qual dessas águas quer molhar os seus pés.
Círculo Dourado
As atrações imperdíveis da Islândia estão em grande parte no Círculo Dourado, que atrai praticamente todos os turistas para este circuito que tornou-se o mais famoso do país!
Uma das partes do passeio é o Thingvellir. Essa região fica próxima à capital da Islândia e tem uma importância histórica. Foi nesse Parque Nacional que se formou o primeiro parlamento do mundo.
Depois, a próxima região do Círculo Dourado é Geysir, que tem várias fontes de águas quentes que brotam naturalmente do solo.
E para encerrar o Círculo Dourado, temos a região do Gullfoss, que fica a pouco mais de 10 km de Geysir. Trata-se de uma cachoeira gigantesca muito visitada pelos turistas.
De fácil acesso, o Gullfoss é bem sinalizado e suas cachoeiras de volume de água imenso têm barulho das quedas d’água ensurdecedor. O show de beleza que proporciona é de tirar o fôlego!
Curiosidades sobre a Islândia
Na Islândia, curiosidades não faltam. O pequeno país tem aproximadamente 103.000 km² e seu povo já enfrentou desde crises econômicas até disputas em jogos da Copa do Mundo.
Antiga casa dos vikings, a Islândia se desenvolveu e é, atualmente, é um dos países mais ricos do mundo!
Localizada próxima ao Círculo Polar Ártico, a Islândia já considera calor quando os termômetros marcam cerca de 12º. E o sol da meia-noite? Já ouviu falar? Deslumbrante!
Ele ocorre no solstício de verão, quando os islandeses curtem 21 horas de puro sol. O astro rei se põe por volta da meia-noite e reaparece aproximadamente às 3 horas madrugada.
E os vulcões da Islândia? O continente europeu está sempre de sobreaviso a qualquer sinal deles. São mais de 300 vulcões no território islandês.
Entre 2014 e 2015, o vulcão Bardarbunga entrou em erupção, durante seis meses.
Outra curiosidade da Islândia é que 85% da energia que ela produz é totalmente renovável. Ela é produzida nas usinas geotérmicas e hidrotérmicas e tem boa parte convertida em dióxido de carbono.
A Islândia também suspendeu a caça às baleias, depois que percebeu não ser mais tão rentável oferecer carne de baleia nos cardápios do país.
O prato exótico chamava a atenção dos turistas, mas nem todos conseguiam saborear de fato a iguaria.
Embora as baleias não estivessem em risco de extinção, vários grupos de ativistas ambientais também se pronunciaram em defesa e respeito às baleias da Islândia.
O país não tem franquias do Mcdonald’s, desde 2009, e tem o handebol como o esporte predileto. A Islândia possui a maior proporção de piscinas por pessoa do planeta!
Em Reykjavík, sua capital, o sol só aparece entre 11 e 15 horas durante o período de inverno, deixando o dia mais curto.
Boa viagem!