21 de novembro de 2023

Quem gosta de lugares com natureza exuberante, certamente vai adorar esse cantinho tão especial do planeta!

Dentre os países, existem destinos para quem curte esportes radicais e para quem prefere grandes centros urbanos.

São milhares de ilhas, praias maravilhosas, animais incríveis e uma enorme diversidade étnico-racial.

Se ainda não conhece muito sobre a história e os diferentes povos desse continente, chegou ao lugar certo!

Países da Oceania: o que visitar no continente?

Os países da Oceania constituem o menor continente do mundo, sabia? Nenhuma das nações presentes nessa parte do planeta faz fronteira por terra com outro país.

Isso porque trata-se de um arquipélago, onde existem enormes porções de terra, como a Austrália, e pequenos territórios independentes ou administrados por outros países.

Você terá a oportunidade de ver algumas das mais belas praias do mundo! Além de surfar, curtir baladas famosas, e andar por cidades incríveis.

Onde fica a Oceania?

Quer saber onde fica a Oceania no mapa mundi? É fácil! Encontra-se entre os oceanos Pacífico e Índico, por isso, as praias são inigualáveis!

É conhecida como o “novíssimo mundo”, e o motivo é porque essa região foi a última a ser descoberta pelos navegadores europeus.

Os limites geográficos mais comumente aceitos para o lugar onde fica a Oceania vão das ilhas mais ao sul, como Nova Zelândia, até Papua Nova Guiné.

Quantos e quais são os países da Oceania?

Ao todo, são 14 países independentes e pouco mais de 20 unidades administradas por outros territórios.

Listados, os países da Oceania são:

  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Papua Nova Guiné;
  • Tonga;
  • Samoa;
  • Vanuatu;
  • Tuvalu;
  • Palau;
  • Nauru;
  • Kiribati;
  • Fiji;
  • Ilhas Marshall; Ilhas Salomão;
  •  Estados Federados da Micronésia.

Quais os maiores países da Oceania?

Os maiores países da Oceania em extensão territorial e população são: Austrália, com mais de 25 milhões de habitantes, Papua Nova Guiné, com aproximadamente 9 milhões de habitantes e a Nova Zelândia, que tem pouco mais de 5 milhões de pessoas.

Ao todo, os países da Oceania têm uma área de 8.526.000 km².

Quais são as principais características da Oceania?

Se falarmos da parte geográfica, as ilhas são de origem vulcânica, por isso, a vegetação pode variar entre savanas e densas florestas.

O noroeste do continente possui raras florestas mediterrâneas. A região norte tem florestas pluviais tropicais e subtropicais, de clima equatorial e subtropical.

Os climas predominantes são o desértico e o semiárido. No sudeste, onde fica a Nova Zelândia, o clima é temperado, com estações mais bem definidas.

A vegetação é diversificada, e vai de estepes e pradarias a formações desérticas e altas montanhas.

Qual é a população da Oceania?

Somando os habitantes de todos os países da Oceania, temos 43.603.604 pessoas, segundo dados atualizados em 2021 pelo site Country Meters.

Muitas das ilhas foram colonizadas por países europeus, então, a diversidade étnica e cultural é imensa, e muitos idiomas são falados por lá.

Algumas línguas faladas ali são o inglês, o francês, o bislamá, em Vanuatu, o maori e o malaio.

Por que os países da Oceania atraem tantos turistas?

Certamente, o que mais atrai as pessoas para fazer turismo na Oceania são suas belas paisagens.

A junção dos oceanos Pacífico e Índico, no hemisfério sul, juntamente com os povos originários de diversas partes do mundo, formaram lugares paradisíacos e multiculturais.

Países da Oceania para conhecer

Agora, chegamos na parte mais interessante do nosso texto. Vamos falar o que cada um dos principais países da Oceania tem para oferecer aos seus visitantes.

Antes disso, é bom deixar avisado que os cenários são incríveis e vale cada segundo do seu tempo investido! Você corre o risco de acabar se apaixonando por cada um deles!

Austrália

Desertos, praias, animais assustadores e centros urbanos modernos. Essa é a Austrália, um país que já foi colônia britânica, e por isso, sua língua oficial é o inglês.

As cidades australianas são incríveis e consideradas algumas das melhores regiões do mundo para se viver. Dentre elas, podemos destacar QueenslandPerthByron Bay e Sidney.

Muitos estudantes viajam para a Austrália para aprender inglês em cursos de intercâmbio. As cidades mais cotadas para viver essa experiência no país são Melbourne e Adelaide.

A Austrália tem um clima seco no inverno e chuvoso no verão. É um país com condições peculiares, e em algumas regiões pode até mesmo nevar.

Além disso, é o paraíso dos surfistas e recebe importantes circuitos da modalidade!

Fiji

Você sabe o que é um país insular? Trata-se de um território formado por um conjunto de ilhas, como é o caso de Fiji, formado por mais de 300, quase todas de origem vulcânica.

A capital do país é Suva, onde vive a maioria de sua população.

Esse é um dos mais desenvolvidos países da Oceania, devido às suas abundantes riquezas minerais e naturais, e ao setor de serviços.

Esse destino é para os apaixonados por praias desertas, mar azul e coqueirais.

mergulho com snorkel é uma das atividades mais recomendadas ali. As águas são límpidas e há presença de corais e animais marinhos que deixam o passeio ainda mais encantador.

Estados Federados da Micronésia

A história dos Estados Federados da Micronésia é intrigante.

O primeiro navegador a chegar nas ilhas foi um portugues, ainda no século XVI, mas foi a Espanha quem reivindicou sua posse somente no século XIX e ainda vendeu o território para a Alemanha em 1899.

A Micronésia reúne atributos com belezas naturais impressionantes. São praias, florestas e montanhas que encantam os visitantes.

Ali, o turista poderá fazer mergulhos em locais de naufrágio, visitar lindas cachoeiras e fazer trilhas por paisagens inesquecíveis!

Ilhas Marshall

As Ilhas Marshall integram os países da Oceania que ficam na região da Micronésia.

O primeiro europeu a pisar no arquipélago, ao menos que se tenha registro, foi o espanhol Salazar, mas foi somente no fim do século XVIII que começou a sua colonização, com a chegada do explorador britânico John Marshall.

Já foi administrada pelos japoneses, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, mas hoje mantém um tratado com os Estados Unidos.

O idioma mais falado é o marshalês, mas muitos cidadãos também são fluentes em inglês.

Ali, os turistas desfrutam de praias magníficas e da costa repleta de corais, inclusive com um submarino naufragado.

Trata-se de um dos países da Oceania com turismo mais intenso. Entre abril e novembro pode chover bastante, fica a dica.

Uma praticidade desse destino é que a moeda oficial é o dólar americano, então, você pode fazer o câmbio no Brasil mesmo.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos países da Oceania mais peculiares.

Acontece que se você checar o mapa da Oceania, vai perceber que a posição do país, ao sul do globo, pode ser muito vantajosa quando o assunto é a variação climática.

A ilha norte, onde vive a maior parte da população, é repleta de praias para uso público e tem sol durante boa parte do ano.

Já na ilha sul, menos povoada, o turista terá contato com picos nevados e até glaciares. Incrível não é?

A melhor forma de se locomover pela Nova Zelândia é de carro. As estradas são boas, corretamente sinalizadas e não há grandes retenções de trânsito.

Palau

Trata-se de um destino turístico desconhecido para a maioria das pessoas, mas surpreendente em belezas naturais.

O arquipélago tem mais de 500 ilhas, que abrigam lagos incríveis e muitas praias, onde o mergulho é permitido e se torna uma excelente atividade turística.

A parte histórica não deixa a desejar: as ilhas foram ocupadas pelos japoneses, que as usaram como base militar durante a Segunda Guerra, e foi palco de batalhas lendárias entre os palauanos.

Samoa

Trata-se de um país formado por 10 ilhas, na região da Polinésia, habitado por cerca de 200 mil pessoas.

As ilhas samoanas são famosas entre os países da Oceania, e estima-se que sua povoação começou há mais de 3 mil anos.

A alta temporada em Samoa é nos meses de dezembro e janeiro, mas tem sol e calor o ano inteiro.

Troque o seu dinheiro na capital, Ápia, pois no interior vai ser difícil encontrar casas de câmbio. A moeda local é o Tala Samoano (WST).

Tonga

Também se localiza na Polinésia e seu nome oficial é Reino de Tonga. O país é formado por 177 ilhas e a capital é Nucualofa.

Faz fronteiras com outros países da Oceania, como Samoa e Fiji, além de territórios administrados por outras nações.

Fica no meio do Pacífico, e o turista consegue alcançar o Reino de Tonga a partir da Austrália ou da Nova Zelândia.

nado com as baleias jubartes é o passeio mais requisitado. As praias com areia branca e as ilhas cobertas por mata tropical são de deixar qualquer um de queixo caído!

Vanuatu

Vanuatu é um arquipélago que fica no sul do pacífico, com aproximadamente 80 ilhas que se estendem por 1.300 km².

Tem atrações interessantes como o Museu Nacional de Vanuatu, que fica na capital, Éfaté, e pontos de mergulho para ver um navio naufragado na Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o país tem matas densas a serem desbravadas, cachoeiras e muitos corais coloridos para os mergulhadores se encantarem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.