
Terra do conde Drácula, dos castelos e das florestas, a Romênia é um destino ainda pouco explorado por viajantes e, por isso, uma ótima alternativa para quem gosta de conhecer lugares diferentes.
O país é barato para turismo, fica pertinho de outros destinos incríveis do Leste Europeu, abriga um povo hospitaleiro e pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!
À primeira vista, o viajante pode pensar que está desembarcando no passado, em um cenário formado por construções históricas, ruas de pedra e belas montanhas verdejantes.
No entanto, não se engane: a Romênia é um destino que encontrou no passado tudo o que precisava para se manter relevante no mapa turístico da Europa.
O país existe desde o começo da Idade Média e já esteve dividido em três principados: a Moldávia, a Transilvânia e a Valáquia, de onde saiu o nome mais aterrorizante de sua história, Vlad III, o Empalador.
Para muitos, no entanto, o nome romeno mais assustador é outro: Conde Drácula, célebre personagem de Bram Stocker, que supostamente viveu no Castelo de Bran, ponto turístico mais disputado de todo o país.
O povo romeno se orgulha das referências ao vampiro mais famoso do mundo, mas deixa claro que existe muito mais a se ver no país, onde até o cemitério é feliz.
Achou estranho? A gente explica: no Merry Cemetery, de Săpânța, as lápides são marcadas por poemas e piadas em homenagem aos mortos!
A capital, Bucareste, oferece a boa infraestrutura que se espera de uma metrópole com quase 2 milhões de habitantes.
Por sua vez, as cidades interioranas, como Sibiu, Brasov e Bucovina, mostram o lado mais selvagem de um país coberto por montanhas e florestas.
O mapa romeno reúne até mesmo praias que lotam durante o verão europeu, como as de Constanta, uma próspera cidade portuária cheia de atrações culturais e de lazer.
Tudo isso significa que estamos falando de um país repleto de atrações para todos os gostos, que demanda um bom planejamento de viagem.
Onde fica a Romênia?
A Romênia é um dos países do chamado Leste Europeu e, durante a Guerra Fria, foi considerado estado-satélite da antiga União Soviética.
O país fica espremido entre antigas repúblicas socialistas, como Moldávia e Bulgária, além de estar banhado pelo Mar Negro a leste.
Como ir para a Romênia?
Você não encontrará voos diretos entre o Brasil e a Romênia, mas não é difícil chegar ao destino europeu: basta voar até a Europa e embarcar em um voo ou trem com destino ao país.
As principais companhias aéreas em operação no continente europeu oferecem voos até o Aeroporto Internacional Henri Coanda, em Bucareste, como Air France, Swiss, United, American Airlines e Qatar.
Precisa de visto para ir à Romênia?
A Romênia não faz parte da União Europeia nem do Tratado de Schengen, mas isso não significa que o turista tenha dificuldades para visitar o país.
Pelo contrário, viajantes brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias a cada seis meses.
Para conhecer o país, basta apresentar seu passaporte com validade mínima de seis meses após o embarque.
Romênia: principais atrações para conhecer
Quem está planejando uma viagem de turismo na Romênia não pode subestimar a importância de um bom planejamento.
São tantas cidades interessantes e tantos atrativos imperdíveis que, sem um bom roteiro de viagem, você pode acabar deixando algum lugar incrível para trás.
Para evitar que isso aconteça, destacamos abaixo as principais cidades romenas e seus pontos turísticos mais badalados. Confira!
Bucareste
O principal ponto de partida para viagens pela Romênia é a capital, Bucareste, onde fica o aeroporto mais movimentado do país.
A antiga cidade é o endereço de muitos edifícios e monumentos antigos, que ajudam a contar a história local desde suas origens, durante a Idade Média.
No centro histórico, cada esquina revela uma nova igreja ortodoxa ou praça monumental, muitas delas datadas do século XVII, destacando-se na linha do horizonte.
Basta uma simples caminhada para chegar a bons restaurantes e lojas de artesanato, bem como palácios suntuosos abertos à visitação, como o Palácio do Parlamento, maior palácio do mundo, com mais de 350 mil m² de área.
Você também não pode deixar de conhecer o Arco do Triunfo de Bucareste, tão bonito e antigo quanto o de Paris, na França, capaz de render muitas fotos incríveis.
Se você curte atividades ao ar livre e contato com a natureza, vale a pena incluir o Parc Herastrau ou qualquer outro dos muitos parques da cidade em seu planejamento de viagem.
À noite, pode ser uma boa ideia incluir o distrito de Lipscani em seus planos: a região abriga os melhores bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, com opções para todos os gostos!
Sibiu
Com quase mil anos, Sibiu é uma das 7 cidades romenas muradas que ajudam a contar a história do país.
Afinal, foi ali que se instalaram as tribos saxãs de origem germânica que fundaram a cidade entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Uma boa ideia é começar seu roteiro por Sibiu pela Piata Mare, uma majestosa praça do centro histórico construída durante o século XV.
A praça é rodeada por edifícios antigos, como o Palácio de Samuel von Brukenthal, onde fica o Museu Nacional de Brukenthal, um dos mais importantes museus do país.
Você terá, ainda, a oportunidade de conhecer o Castelo de Poenari, localizado no meio do caminho entre Sibiu e Bucareste, no alto das montanhas, sobre 1.480 degraus, com vista panorâmica do relevo da região.
Constanta
Já imaginou conhecer uma praia em pleno Leste Europeu, banhada pelas águas escuras do Mar Negro? É por essas e outras que Constanta não pode ficar de fora da sua viagem!
A cidade é o principal destino de verão do país, atraindo milhares de viajantes entre junho e agosto em busca de suas areias badaladas e vida noturna agitada.
Praias como Mamaia e Eforie Sud são disputadas nos meses mais quentes, além de serem destinos relativamente baratos para turismo.
Se você estiver viajando no inverno e não quiser dar um mergulho pela região, aproveite para explorar as belezas históricas de Constanta, como ruínas medievais, palácios e monumentos erguidos há séculos.
No seu roteiro pela cidade, não deixe de incluir o Parque Arqueológico, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arqueologia para aprender um pouco mais sobre a história local.
Bucovina
Na região da Moldávia, um dos antigos principados romenos, a cidade de Bucovina abriga um dos maiores tesouros do país: os Mosteiros Pintados, cujas fachadas são cobertas por afrescos do século XV.
Essas elaboradas decorações retratam passagens bíblicas, figuras de anjos e demônios, além de representações do paraíso e do inferno.
Em Bucovina, você terá também a oportunidade de apreciar as atrações de turismo de aventura e ecoturismo nos Montes Cárpatos, uma das principais cadeias montanhosas da Europa, nos arredores da cidade.
Brasov
Chegando à Transilvânia, a cidade de Brasov é uma das mais antigas e preservadas do país, onde o centro histórico de ruas estreitas mais parece um labirinto que leva a tesouros com séculos de tradição.
A Cidade Velha é o coração da cidade, abrigando edifícios em estilo barroco e gótico, além de bons restaurantes e bares que servem a deliciosa Timișoreana, principal cerveja romena.
É nessa região que ficam as principais atrações históricas locais, como o Museu de História de Brasov, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau e a impressionante Igreja Negra, do século XV.
Também é a partir de Brasov que você consegue chegar ao Castelo de Bran, onde viveu o príncipe Vlad, que serviu de inspiração a Bram Stocker para a criação do Conde Drácula.
Sighetu Marmatiei
Um dos lugares mais encantadores da Transilvânia é a cidade de Sighetu Marmatiei, principal base para quem deseja conhecer a província de Maramures e as belezas dos Cárpatos.
Nessa região, a cultura tradicional romena segue praticamente intocada há mais de um século: caminhar pelas ruas é como ser transportado ao século XIX!
A cidade de Sighetu Marmatiei é também o endereço de um dos museus mais importantes do Leste Europeu, o Museu das Vítimas do Comunismo, que conta a história dos combatentes que se rebelaram contra o regime.
Você também poderá conhecer o Museu Satului, que reproduz fielmente construções típicas da região de Maramures.
Em seguida, não deixe de conhecer o curioso Merry Cemetery de Săpânța, um dos lugares mais curiosos do país, onde as lápides são decoradas em cores vivas, com muitas piadas e charges divertidas!
Sinaia
Um dos destinos romenos que não podem ficar de fora da sua viagem é a cidade de Sinaia, famosa por abrigar o Castelo de Peles, em estilo neorenascentista, um dos mais famosos do Leste Europeu.
A fortaleza medieval já serviu de cenário para produções cinematográficas, como O Príncipe do Natal: o Casamento Real, da Netflix, e é considerado um dos mais bonitos do mundo!
A cidade também é conhecida por outras construções majestosas, como o Monastério de Sinaia e o Castelo Pelisor, que ficam bem pertinho do Castelo de Peles.

Romênia: curiosidades sobre o país
Estamos falando de um país antigo e cheio de tradições com séculos de história, onde vive uma grande comunidade cigana, com mais de 2,5 milhões de pessoas.
Durante a sua estadia, é possível que você estranhe a similaridade do idioma oficial do país, o romeno, com o português: afinal, as duas línguas têm origem no latim.
Mesmo assim, se você não quiser se arriscar no idioma local, não precisa se preocupar: a maior parte da população das maiores cidades, como Bucareste, Brasov e Constanta, fala inglês fluentemente.
Em relação ao clima, tenha em mente que estamos falando de um destino com estações muito bem-definidas: o inverno é rigoroso, com termômetros em até -4ºC, enquanto o verão tem temperaturas acima de 30ºC.
Se você prefere fugir do clima extremo e dos preços salgados da alta temporada, a melhor alternativa é viajar entre abril e junho.
Quais os países que fazem fronteira com a Romênia?
Que tal aproveitar sua viagem à Romênia para conhecer alguns dos destinos nos arredores do país?
Você pode, por exemplo, visitar a vizinha Ucrânia, endereço da clássica Kiev, onde está uma das catedrais ortodoxas mais importantes do mundo, a Catedral de Santa Sofia.
Seu roteiro também pode incluir as ruínas da Usina Nuclear de Chernobyl, a cidade medieval de Chernivtsi e a elegante Odesa, às margens do Mar Negro.
Na Moldávia, antiga república da URSS, você terá a chance de conhecer a bela arquitetura da capital, Chisinau, além das excelentes vinícolas de Nistreană e Codru.
Na vizinha Bulgária, vale a pena incluir a cidade de Plovdiv, uma das mais antigas da Europa, e a capital, Sofia, em seu roteiro de viagem.
O viajante pode, ainda, estender sua viagem até a Hungria, onde ficam a famosa Budapeste, as belezas do Lago Balaton e a antiga cidade de Bratislava, ou a exótica Belgrado, na Sérvia!
Boa Viagem!