21 de novembro de 2023

Carinhosamente conhecida como Cidade dos Anjos, Puebla, México, é um destino que não desaponta os viajantes que procuram atrações históricas e gastronomia de primeira.

A cidade ainda é uma relativa desconhecida em comparação a destinos badalados, como Cancún, Los Cabos ou Cidade do México, e pode ser uma boa opção de destino fora do comum para quem vai visitar o país.

Ali, a influência espanhola é forte, oferecendo aos viajantes uma espécie de janela no tempo que mostra o México colonial em suas ruas de pedras, igrejas, praças e construções antigas.

O pano de fundo é a paisagem selvagem do coração mexicano, com o horizonte cortado por vulcões, florestas e montanhas, onde o viajante encontra muitas oportunidades de passeios turísticos!

Que país fica Puebla?

Oficialmente chamada Heroica Puebla de Zaragoza, Puebla é a capital da província com o mesmo nome, situada no centro-sul do México.

A localização é estratégica para quem deseja montar um roteiro de viagem pelo México que inclua a capital, Cidade do México.

O trajeto pode ser feito em apenas 2 horas pela Autopista México – Puebla 150D ou de ônibus, com saídas do Terminal de Autobuses Oriente, pertinho da estação de metrô San Lazaro, na Linha 1 Rosa.

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional de Puebla, que recebe voos com conexões a partir do Brasil e outros destinos mexicanos.

Qual é o nome da capital do México?

A cidade de Puebla fica a apenas 135 km de distância da capital mexicana, a Cidade do México, uma das maiores metrópoles das Américas, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas, considerando-se a região metropolitana.

Puebla, México: clima

Puebla, México, é um destino versátil, cujas atrações ficam abertas todos os meses, o que significa que você pode desfrutar de uma experiência turística inesquecível em qualquer época do ano.

O clima varia pouco no decorrer das estações: no inverno, os termômetros ficam entre 6ºC e 23ºC, enquanto o verão tem temperaturas entre 18ºC e 27ºC.

Mesmo assim, muitos viajantes têm uma data preferida para conhecer a cidade: a temporada seca, de março a setembro, quando praticamente não chove.

O que fazer em Puebla

Se você procura o destino perfeito para mergulhar na história do México e das Américas, Puebla é o lugar certo para você!

A cidade abriga um riquíssimo centro histórico que guarda muitas lembranças do período colonial mexicano, além de parques, praças e espaços ao ar livre cheios de atrações.

Confira o que fazer em Puebla, México!

Zócalo

O coração de Puebla fica no Zócalo, uma ampla praça em pleno centro histórico da cidade, bastante parecida com as Plazas de Armas comuns em países hispânicos.

É nessa região que ficam os principais edifícios históricos da cidade, incluindo 70 igrejas coloniais e a gigantesca Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción, que ocupa um quarteirão inteiro!

À noite, a praça ganha iluminação especial e se transforma em ponto de encontro entre moradores e turistas.

Aproveite para tirar muitas fotos do colorido casario tradicional e utilizar gratuitamente o wi-fi disponível na região do Zócalo.

Catedral de Puebla

Há quem diga que os sinos de 8 toneladas que badalam na Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción, ou simplesmente Catedral de Puebla, foram instalados por anjos.

Vem dessa lenda, inclusive, o apelido de Ciudad de los Ángeles, pelo qual Puebla é amplamente conhecida.

Se isso é verdade ou não, muita gente discorda, mas uma coisa é fato: a Catedral de Puebla é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Segunda maior igreja do México, a catedral foi construída no século XVII e surpreende em dimensões.

O templo ocupa um quarteirão inteiro do centro histórico, onde você encontrará a Capela Del Perdón e os túmulos de Pantaleón Alvarez de Abreu e Juan de Palafox, importantes religiosos mexicanos.

Seu interior é suntuoso, completamente decorado em gesso folheado a ouro e altares-mor esculpidos em madeira maciça: verdadeiras obras-primas da arquitetura colonial mexicana!

Em outras palavras, parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da apaixonante história do México!

Barrio del Artista

Como o próprio nome sugere, o Barrio del Artista é uma região de Puebla dedicada às artes: são mais de 50 ateliês e galerias espalhadas pelas ruas históricas do bairro!

Basta uma curta caminhada pela região para esbarrar em artistas de rua mostrando suas habilidades e, é claro, vendendo seus serviços aos turistas.

Que tal aproveitar seu passeio para conhecer os charmosos restaurantes e cafés da Plazuela del Torno, no coração do bairro?

Você também pode estender seu roteiro até o Mercado de Artesanias El Parian, o lugar mais indicado para quem deseja comprar itens de decoração na cidade!

Callejón de los Sapos

O Callejón de los Sapos é uma pequena rua de Puebla, México, conhecida pelo colorido casario colonial, símbolo da cidade e um dos espaços mais fotogênicos que você pode visitar durante sua estadia.

Aos finais de semana, a região se transforma em uma animada feira a céu aberto, onde é possível comprar artesanato e antiguidades.

Iglesia de San Francisco

A Iglesia de San Francisco em nada lembra a suntuosa Catedral de Puebla, mas isso não a torna menos encantadora. O templo é bem colorido e se destaca na paisagem colonial da cidade.

Ficam na igrejinha os restos mortais de San Sebastián de Aparicio, padroeiro dos motoristas, um colono de origem espanhola que viveu na região no século XVI, ajudou a construir grandes estradas e se tornou monge.

Do outro lado da rua ficam os Jardines del Paseo de San Francisco, um pequeno parque urbano que pode ser uma boa alternativa para relaxar entre um passeio e outro!

Centro Cívico Cultural 5 de Mayo

No alto do morro em que ocorreu a Batalha de Puebla fica instalado o Centro Cultural Cívico 5 de Mayo, um complexo com várias construções históricas da cidade.

No local, os visitantes podem conhecer a estrutura dos fortes de Loreto e de Guadalupe, além de alguns dos melhores museus de Puebla, como o Planetário e os museus de Antropologia e de História Natural.

O melhor de tudo é que todas as atrações do Centro Cívico Cultural 5 de Mayo têm entrada gratuita e oferecem vista panorâmica da cidade!

 

Biblioteca Palafoxiana

biblioteca mais antiga das Américas fica em Puebla: a Biblioteca Palafoxiana foi inaugurada em 1646 e é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O rico acervo inclui mais de 45 mil livros, manuscritos e documentos históricos datados do século XV ao século XX.

O interior da biblioteca parece saído da saga Harry Potter, com um saguão gigantesco com milhares de prateleiras até o teto, além de uma bela capela pintada de dourado.

Calle del Dulce

O passeio mais delicioso de Puebla, México, está na Calle del Dulce, ou Rua do Doce, que, como o nome sugere, é o endereço de dezenas de lojas e barraquinhas que vendem doces de todo tipo!

Quem deseja experimentar sabores tradicionais do México deve provar os camotes, os mueganos e as tortitas. Você também encontra doces em formatos especiais, como caveiras mexicanas e sombreros.

 

Estrella de Puebla

Está achando que Puebla tem apenas atrações históricas? Você está muito enganado!

Fica na cidade colonial a maior roda-gigante de observação portátil do mundo, de acordo com o Guinness World Record, a Estrella de Puebla!

A estrutura monumental tem 80 metros de altura e 70 metros de diâmetro, com mais de 50 cápsulas de observação panorâmica com capacidade para até oito pessoas.

Outras quatro cápsulas de luxo dispõem de acabamento em couro e piso de vidro, para que você não perca nenhum detalhe da paisagem local.

Vulcão Cuexcomate

Menor vulcão do mundo, com apenas 13 metros de altura e menos de 8 metros de diâmetro, o Cuexcomate é uma alternativa diferente de passeio na cidade.

Os visitantes só precisam superar uma curta trilha até o topo do vulcão para chegar até sua cratera, que está inativa e hoje abriga um pequeno lago de águas cristalinas.

O vulcão fica a apenas 5 km do centro da cidade e o ingresso custa 15 pesos (preço em novembro/2021).

Cholula

Bem pertinho do centro da cidade fica a vila de Cholula, endereço da famosa pirâmide de Puebla, ou Pirâmide de Tepanapa, um atrativo imperdível em qualquer viagem pela região.

O lugar surpreende, já que a pirâmide em homenagem ao deus Quetzalcoatl, datada do século II a.C., é maior que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, quando consideramos o volume total.

A construção faz parte do maior sítio arqueológico de todo o Ocidente, com 450 metros em cada lado e 55 metros de altura em seu ponto mais elevado.

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.