8 de dezembro de 2022

Fazer turismo em Roma é o desejo de muitos viajantes, e não é para menos! A capital da Itália é um dos destinos históricos mais visitados do mundo.

Além da rica história, perceptível em seus monumentos extremamente bem conservados, Roma abriga alguns dos museus e galerias mais importantes da Europa, com acervos de valor inestimável.

Onde fica Roma?

Roma é a capital da Itália e, além de ser a maior cidade do país, é uma das mais visadas para o turismo do mundo.

Localizada próxima ao Mar Tirreno, às margens do Rio Tibre, Roma dispõe de uma boa rede de transporte público, diversas opções de hospedagens e opções de passeios interessantes pelos seus arredores.

É um destino formidável, que merece atenção especial do viajante, já que está sempre cheia de turistas do mundo todo.

Dito isso, planeje-se com antecedência para não ter nenhum grande imprevisto durante a sua visita.

Qual é a melhor época para visitar Roma?

A melhor época para fazer turismo em Roma é durante o verão, de julho a setembro, ou na primavera, de março a junho.

Além dos dias serem mais longos, que possibilitam que o viajante aproveite a cidade por mais tempo, a incidência de chuvas é menor, facilitando os passeios ao ar livre.

Isso é bem importante, pois uma parte considerável das atrações da cidade são monumentos a céu aberto.

A vantagem da primavera, em relação ao verão, é que a estação não corresponde a alta temporada na cidade, o que ajuda muito o turista que quer economizar em hospedagens e alimentação.

Isso fora o clima mais agradável, na casa dos 20°C, em comparação com o forte calor do verão europeu.

O inverno e o outono são estações que apresentam uma cidade mais vazia e, consequentemente, mais barata, mas com temperaturas mais baixas (muitas vezes abaixo dos 10°C) e com fortes pancadas de chuva.

O que não pode deixar de fazer em Roma?

Ao desembarcar na cidade, você entenderá o porquê a capital da Itália é um dos destinos mais visitados no mundo: seus edifícios e monumentos são espetaculares!

Na hora de montar o seu roteiro de turismo em Roma, é importante ficar atento ao tempo de deslocamento entre as atrações e, em alguns casos, as filas para entrar em certos lugares.

Coliseu de Roma

Entre as dicas de turismo em Roma, Itália, conhecer o Coliseu deve estar no primeiro lugar da sua lista, afinal, ele é o principal símbolo do Império Romano.

No passado, a construção foi erguida para a realização de lutas entre gladiadores, e impressiona por seu estado de conservação. A construção do Coliseu ocorreu entre o ano de 72 d.C e 80 d.C.

Hoje em dia, mesmo em ruínas, é possível visualizar toda a sua grandeza e entender a importância deste local para o país.

Fórum Romano

Localizado ao lado do Coliseu, foi palco de discussões sobre política, cultura e economia durante o período republicano, sendo um dos complexos mais significativos para a sociedade romana.

Ao passear pela atração você conhecerá a Via Sacra, que era a principal rua de Roma na época, além do Arco de Tito, um monumento construído para comemorar a vitória sobre Jerusalém.

Por lá, entre os monumentos do Fórum Romano, estão ainda:

  • Arco de Severo Sétimo;
  • Templo de Antonino e Faustina;
  • Basílica de Maxêncio e Constantino;
  • Cúria;
  • Coluna de Focas.

Arco de Constantino

Em Roma, Itália, o Arco de Constantino está localizado bem ao lado do Coliseu e inspirou a construção do Arco do Triunfo de Paris.

Construído em celebração à vitória do imperador Constantino, pela luta da Ponte Mílvia contra o Maxêncio, em 312, o monumento é belíssimo, e impressiona por sua imponência. Não deixe de parar para uma foto!

Pantheon de Roma

Com cerca de 2 mil anos, o Pantheon é considerado uma obra de arte da arquitetura e um dos principais símbolos do Império Romano.

Sua cúpula circular, com um óculo de mais de 40 metros de altura construído em concreto, chama a atenção dos visitantes.

A parte externa também impressiona pela sua entrada, sustentada por enormes colunas. Sem dúvida, uma das construções mais incríveis de Roma!

Piazza Venezia

Localizada no meio de uma das principais avenidas da cidade, a Piazza Venezia chama a atenção pela sua grandiosidade.

A praça conta com um palácio e um monumento que homenageia o pai da pátria, o rei Vittorio Emanuele II.

Projetada por Giuseppe Sacconi, foi inaugurada em 1911 e abriga o sepulcro do Soldado Desconhecido da Segunda Guerra Mundial

Piazza di Montecitorio

Na hora de escolher o que conhecer em Roma, inclua também o Palácio Montecitorio. Nele está a Câmara dos Deputados da Itália.

No passado era chamado de Curia Innocenziana ou Palazzo della Curia Innocenziana, e sua arquitetura chama a atenção de quem passa pela região. Não deixe de conhecer!

Fontana di Trevi de Roma

Ela é certamente a fonte mais famosa do mundo, e é um dos lugares mais visitados por quem faz turismo em Roma.

Sua arquitetura e beleza são realmente impressionantes. A Fontana di Trevi possui mais de 26 metros de altura e 20 metros de largura, com belas esculturas.

Sua história é datada do ano de 19 a.C., e tem esse nome porque está localizada no ponto final de três ruas.

Ao visitá-la, aproveite para fazer fotos e jogar uma moeda para fazer um pedido!

Mercado de Trajano

Espetacular e cheio de história, o Mercado de Trajano foi o primeiro pólo de comércio coberto da cidade romana.

Na época, o complexo contava com cerca de 150 estabelecimentos comerciais, hoje, a construção é sede do Museu dos Fóruns Imperiais.

Libreria Caffè Bohemien

Se gosta de um ambiente elegante, a Libreria Caffè Bohemien deve estar no seu roteiro do que visitar em Roma.

O espaço é sofisticado, com luminárias retrô, poltronas de veludo e livros de arte.

Além disso, o estabelecimento serve drinks deliciosos, vinhos e cervejas artesanais.

Galleria Doria Pamphilj

A Galleria Doria Pamphilj é um museu privado, com obras de grandes nomes do mundo das artes, como Velázquez, Tiziano e Caravaggio.

Ao todo, conta com centenas de pinturas datadas dos séculos XV ao XVIII.

Entre as obras mais significativas está o Retrato do Papa Inocêncio X, de Velázquez.

 

Boa viagem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.